Por que cachorros correm atrás de veículos?

Você á deve ter presenciado um cachorro metido a corajoso correndo atrás de uma moto ou de um carro. Mas por que os cães têm essa atitude?

Você á deve ter presenciado um cachorro metido a corajoso correndo atrás de uma moto ou de um carro. Mas por que os cães têm essa atitude? De acordo com o psicólogo canino, tudo não passa de instinto.

Instintivamente o cachorro late para aquela ameaça eminente, é a forma que o cão tem para tentar evitar um conflito direto, a função do latido é tentar intimidar o invasor para que ele se afaste. Logo em seguida, tendo em vista que o objeto se afasta dele, o cachorro acredita que venceu o duelo e começa a persegui-lo, iniciando assim sua “caçada”.

Segundo o especialista, a explicação pode ser encontrada na origem animal. “Esse comportamento de perseguir veículos tem explicação na origem do cão, inicialmente um predador. Em um primeiro momento, o comportamento nasce do medo que o cão sente daquele veículo grande, barulhento e rápido que invadiu seu território”, disse. “Então, começa a tentar espantá-lo com latidos.

Obviamente o cachorro vence, visto que o veículo, invariavelmente, ‘foge’. Para o cão, se fugiu é porque é presa. Logo, ele se sente muito poderoso e passa a repetir aquele comportamento de ‘caça’ sempre que vê um veículo com aquelas características”, completou.

O psicólogo ainda explicou o que os motoristas devem fazer nesses casos. “O melhor que se pode fazer é parar o veículo e esperar alguns segundos até que o cachorro desista para seguir viagem. Para o cachorro é um jogo de caça. Se a presa para, rapidamente o jogo acaba”, explicou.

Se você precisa de ajuda com o comportamento do seu cãozinho, não deixe de entrar em contato!

Estamos mudando o “status quo” da busca de serviços veterinários

Acreditamos que conexões precisam ser feitas de forma cada vez mais rápido e fácil.
Através de um modelo de negócios disruptivo, criamos uma plataforma que conecta milhões de pessoas que tem um pet e tutores a especialistas veterinários.